Sábado – Pense por si

Pelo menos 106 mortos e 10 desaparecidos devido a chuva no nordeste do Brasil

01 de junho de 2022 às 07:52
As mais lidas

Dez pessoas continuam desaparecidas e 6.198 pessoas foram retiradas das áreas afetadas, indicou a Defesa Civil de Pernambuco.

Pelo menos 106 pessoas morreram e 10 continuam desaparecidas, na sequência das fortes chuvas que atingiram o nordeste do Brasil e com maior intensidade a região de Recife, capital do estado de Pernambuco.

No último balanço do dia, as autoridades registaram mais seis mortos.

Dez pessoas continuam desaparecidas e 6.198 pessoas foram retiradas das áreas afetadas, indicou a Defesa Civil de Pernambuco.

Pelo menos 24 municípios já decretaram o estado de emergência, numa altura em que as autoridades mantêm o alerta do risco de aluimentos, de acordo com a Agência Brasil.

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, sobrevoou as áreas inundadas na segunda-feira e o Governo libertou um empréstimo de mil milhões de reais (cerca de 198 milhões de euros) para ajudar as vítimas.

Entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, choveu o equivalente a 70% do que normalmente se espera para todo o mês de maio em algumas regiões de Pernambuco.

Em fevereiro, uma tragédia semelhante que vitimou 233 pessoas em Petrópolis, perto do Rio de Janeiro.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.