Sábado – Pense por si

Pelo menos 106 mortos e 10 desaparecidos devido a chuva no nordeste do Brasil

Dez pessoas continuam desaparecidas e 6.198 pessoas foram retiradas das áreas afetadas, indicou a Defesa Civil de Pernambuco.

Pelo menos 106 pessoas morreram e 10 continuam desaparecidas, na sequência das fortes chuvas que atingiram o nordeste do Brasil e com maior intensidade a região de Recife, capital do estado de Pernambuco.

No último balanço do dia, as autoridades registaram mais seis mortos.

Dez pessoas continuam desaparecidas e 6.198 pessoas foram retiradas das áreas afetadas, indicou a Defesa Civil de Pernambuco.

Pelo menos 24 municípios já decretaram o estado de emergência, numa altura em que as autoridades mantêm o alerta do risco de aluimentos, de acordo com a Agência Brasil.

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, sobrevoou as áreas inundadas na segunda-feira e o Governo libertou um empréstimo de mil milhões de reais (cerca de 198 milhões de euros) para ajudar as vítimas.

Entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, choveu o equivalente a 70% do que normalmente se espera para todo o mês de maio em algumas regiões de Pernambuco.

Em fevereiro, uma tragédia semelhante que vitimou 233 pessoas em Petrópolis, perto do Rio de Janeiro.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.