Sábado – Pense por si

PCP apresenta voto de solidariedade para com a Grécia

03 de julho de 2015 às 12:50
As mais lidas

Os deputados comunistas condenam o afastamento do Governo relativamente às posições do Executivo grego

O grupo parlamentar do PCP apresentou esta sexta-feira um voto de solidariedade para com o povo grego na sessão plenária da Assembleia da República, o qual será debatido e votado no hemiciclo, previsivelmente durante a tarde.

 

O texto dos comunistas visa também "reclamar do Governo (português) uma postura consoante os princípios e valores da Constituição, de respeito pela independência nacional, igualdade entre estados, não ingerência em assuntos internos e cooperação como todos os povos para a emancipação e o progresso, reconhecendo o seu direito à autodeterminação".

 

O documento tem como objectivo "expressar solidariedade ao povo grego e afirmar o seu direito a optar soberanamente pelo caminho que defenda os seus interesses e concretize as legítimas aspirações a uma vida melhor, à sua dignidade e soberania, decidindo, sem quaisquer ingerências, o seu presente e o seu futuro".

 

Os deputados do PCP condenam ainda expressamente "a postura de alinhamento do Governo (português) com um processo contrário à defesa dos interesses do povo português", bem como "o processo de ingerência e chantagem da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional contra o povo grego".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.