Partido liderado por Inês Sousa Real, que será deputada única no Parlamento, quer que o PS honre medidas inscritas no OE2022.
O PAN considerou hoje importante que o Governo socialista continue "disponível para o diálogo", apesar da maioria absoluta, e pediu ao executivo para honrar as propostas negociadas com o partido no âmbito do Orçamento do Estado para 2022.
No final de uma audiência com o Presidente da República, a ainda líder parlamentar do PAN, Bebiana Cunha, disse que o partido transmitiu a Marcelo Rebelo de Sousa preocupações com "o facto de as maiorias absolutas poderem ser prejudiciais para a democracia".
No entanto, prosseguiu, o PAN espera que o Governo do PS continue "disponível para o diálogo e para o debate democrático".
Bebiana Cunha também lançou "um repto" ao executivo de António Costa, pedindo que "possa honrar aqueles que foram os compromissos negociados com o PAN" no âmbito da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), que acabou rejeitada na generalidade e espoletou as eleições legislativas antecipadas.
O PAN absteve-se na votação do documento e questionada sobre se o partido voltaria a fazê-lo, a dirigente do PAN disse que para isso acontecer as propostas negociadas têm de estar vertidas no documento que vai ser apresentado.
Bebiana Cunha disse ainda que o partido transmitiu ao chefe de Estado a necessidade de começar um debate sobre a alteração do sistema eleitoral português.
"Houve quase 700.000 votos que, apesar de contribuírem para as subvenções dos partidos (ou de poderem contribuir, caso os partidos tenham obtido mais de 50.000 votos), não se traduzem em mandatos parlamentares", sustentou, acrescentando que em percentagem o PAN "foi prejudicado em 70% dos votos".
Se houvesse um círculo único, completou, o PAN teria "três deputados".
"Isto traduziria melhor aquela que é a vontade dos portugueses", advogou.
A porta-voz e deputada única eleita do PAN, Inês de Sousa Real, está em isolamento porque esteve com uma pessoa infetada e, por isso, não participou na audiência com o Presidente da República.
Com 99,13% dos resultados apurados, o PAN obteve 82.250 votos (1,53%), menos 84.608 votos do que em 2019 e perdeu dois dos três deputados que tinha.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Por incúria, má-fé, incompetência ou irresponsabilidade institucional o estado português dá o flanco e é assim que se caminha para a desgraça em todas as guerras.
A inteligência artificial já é utilizada para detetar padrões de comportamento anómalos nas redes governamentais e militares, permitindo identificar ciberataques antes que causem danos significativos.
Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.