NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Os animais "construíram um pântano com piscinas e canais (...) numa área quase duas vezes maior do que o planeado" com escavadoras, revelou agência do ambiente.
Castores pouparam um milhão de euros aos contribuintes checos ao reabilitar uma instalação militar a sul de Praga antes do esperado 'sinal verde' para a chegada das escavadoras, revelou a agência checa de conservação da natureza.
Patrick Pleul/picture-alliance/dpa/AP Images
Classificado como área protegida em 2016, o local de Brdy iria sofrer obras de desenvolvimento numa zona pantanosa, mas uma família de castores foi mais rápida e fez tudo a olho nu.
"Planeamos formar meandros no rio Klabava a jusante de dois lagos e criar dois ou três corpos de água, bem como uma bacia de sedimentação", contou na terça-feira à agência France-Presse (AFP) Bohumil Fiser, da Agência Checa de Conservação da Natureza.
O objetivo era reduzir a sedimentação e retardar o fluxo de água ácida dos lagos, que estava a colocar em perigo lagostins ameaçados de extinção no rio abaixo.
O projeto de 2018 recebeu permissão de planeamento, mas foi adiado após discussões sobre o terreno.
Mas as autoridades não contavam com os castores, animais conhecidos por protegerem contra inundações, melhorarem a qualidade da água e contribuírem para a biodiversidade.
"Construíram um pântano com piscinas e canais (...) numa área quase duas vezes maior do que o planeado", salientou Fiser.
Mudaram-se então para uma vala em redor dos lagos, onde os ambientalistas queriam construir pequenas barragens para permitir que a água fluísse e construíram pelo menos quatro barragens com os seus dentes.
"Estávamos apenas em discussões com a empresa de água e a empresa florestal proprietária do terreno", acrescentou Fiser.
Esta 'obra' dos castores permitiu poupar cerca de 1,19 milhões de euros.
"É um serviço completo, os castores são absolutamente fantásticos e, quando estão lá, não partem nada e fazem um trabalho notável", vincou ainda.
Estes castores ainda estão a construir e, como a terra está protegida e fora do alcance dos agricultores, é uma garantia de que "para os próximos dez anos, não está previsto qualquer conflito de utilização com o castor".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
As 50 conversas de António Costa intercetadas revelam pedidos de cunhas e desabafos. Na Ucrânia, há um português na linha da frente, a fugir de drones e a esconder-se vários dias em trincheiras. Por cá, um casal luta contra a doença do filho, tão rara que ainda não tem nome