Sábado – Pense por si

Não foi campeão do Mundo, mas acabou eleito Piloto do ano

Nico Rosberg, seu colega de equipa, foi campeão do Mundo, mas acabou em terceiro no ranking definido pelas equipas do Mundial de Fórmula 1

O britânico Lewis Hamilton foi eleito o melhor piloto do ano pelas escuderias da Fórmula 1, numa votação promovida pela revista inglesa 'Autosport', mesmo não conseguindo revalidar o título conquistado em 2015.

Hamilton, campeão do mundo em três ocasiões, continua a ser o favorito das equipas, que relegaram o novo campeão mundial, o alemão Nico Rosberg, para a terceira posição.

No plano geral, o alemão Nico Rosberg obteve nove vitórias em toda a época, bastando para terminar o campeonato com cinco pontos de diferença em relação a Hamilton, que ganhou dez grandes prémios e teve de abandonar várias corridas devido a problemas mecânicos.

As escuderias da Fórmula 1 reconheceram ainda o bom trabalho do espanhol Fernando Alonso, dando-lhe o sexto lugar, apesar de ter terminado o Mundial em décimo.

Os dez melhores pilotos de 2016 para as equipas de Fórmula 1:

1. Lewis Hamilton (GBR) 234 pontos

2. Max Verstappen (BEL) 183

3. Nico Rosberg (ALE) 176

4. Daniel Ricciardo (AUS) 133

5. Sebastian Vettel (ALE) 90

6. Fernando Alonso (ESP) 67

7. Kimi Raikkonen (FIN) 61

8. Sergio Pérez (MEX) 52

9. Valtteri Bottas (FIN) 26

10. Carlos Sainz Jr (ESP) 25

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.