Sábado – Pense por si

Moçambique vai distribuir 15 milhões de manuais gratuitos

A medida vai beneficiar seis milhões de alunos, segundo o ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique.

O Governo moçambicano anunciou hoje que vai distribuir 15 milhões delivrosaos alunos do primeiro ao sétimo ano de escolaridade a partir de dezembro, antes do arranque do novo ano letivo, em fevereiro, disse a ministra da Educação.

"Os primeiros livros já começaram a chegar e acredito que, até dezembro, vamos começar a distribuir", disse Conceita Sortane, ministra da Educação e Desenvolvimento Humano emMoçambique, citada hoje pelo jornal "O País".

A medida vai beneficiar seis milhões de alunos, acrescentou.

Dezembro foi o mês escolhido para permitir que, à medida que os livros cheguem, comecem a ser empacotados e preparados, aproveitando a concentração de recursos logísticos, explicou Conceita Sortane.

O custo anual da produção dos livros escolares gratuitos para o sistema de ensino moçambicano é de 17 milhões de dólares (15,3 milhões de euros), garantidos pelos parceiros de cooperação, segundo a ministra.

A educação obrigatória em Moçambique vai até à 9.ª classe, mas a distribuição de livros gratuitos só abrange os sete primeiros anos.

Na 8.ª e 9.ª classes há isenção de matrícula, mas paga-se pela aquisição dos manuais.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.