Sábado – Pense por si

Miguel Vieira encerra Portugal Fashion com sala cheia

26 de março de 2017 às 16:00
As mais lidas

O 'designer' Miguel Vieira encerrou a 40.ª edição do Portugal Fashion com a colecção Reflexos. O evento contou ao longo do dia com 10 desfiles

O 'designer' Miguel Vieira encerrou este sábado e com sala cheia a 40.ª edição do Portugal Fashion com a coleção 'Reflexos', num evento que contou ao longo do dia com 10 desfiles no Silo Auto e na Alfândega, no Porto.

A colecção para a próxima estação fria do criador Miguel Vieira apresentou novas técnicas, trouxe texturas e fios que ora se entrelaçam, ora se amarrotam, e as cores que se destacaram, como vem sendo hábito, foram o preto e branco, mas também alguns cinzas.

As botas de cano alto com tachas nacaradas e saias plissadas, caxemiras e 'blazers' em tecido de alfaiataria são outros dos destaques da colecção Reflexos.

O último dia da 40.ª edição do Portugal Fashion arrancou com a colecção que o criador Luís Buchinho já tinha revelado em primeira mão na cidade de Paris (França), em finais de Fevereiro.

O designer, que participou na 1.ª edição do Portugal Fashion, apresentou a colecção d' Este é o mar, no edifício do Silo Auto, e revelou coordenados inspirados no litoral português.

A colecção de Buchinho é composta por "peças intemporais, silhuetas longas, 'look' em camadas, saia e calças sobrepostas fusão entre masculino e feminino."

Os desfiles continuaram durante a tarde na Alfândega do Porto, com o criador Nuno Baltazar a apresentar a coleção inspirada no universo e personalidade da artista mexicana Frida Khalo, a que deu o nome de Llorama.

Peças desportivas em tons de laranja, verdes e turquesas destacaram-se na colecção de Baltazar, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no desfile deste sábado.

designer Hugo Costa, que já tinha estreado a sua colecção Amundsen, em Paris, no início deste ano, inspirou-se nas aventuras do explorador inglês John Franklin e a colecção conduz para a "necessidade de exploração do desconhecido por parte do ser humano".

No desfile de Carla Pontes, que celebra a 10.ª colecção no Portugal Fashion, destacam-se detalhes metálicos na colecção Wind, onde a criadora eliminou as costuras, realçando o conforto.

As marcas de calçado Ambitious, que apresentou uma colecção com aspecto casual e linhas desportivas, Dkode, do grupo Sozé e que mostrou a colecção Be Earthed inspirada na natureza passaram pela Alfândega do Porto, na companhia da Fly London, JJ Heitor Shoes, J Reinaldo e Nobrand.

Micaela Oliveira, com uma colecção inspirada no colombiano Fernando Botero, Ana Sousa e a marca Dielmar foram os três últimos desfiles do último dia do Portugal Fashion, antes de Miguel Vieira ter encerrado a 40.ª edição do evento de moda portuguesa.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.