Sábado – Pense por si

Mesmo apesar da pandemia, Wall Street com ganhos inéditos em mais de 20 anos

Depois de terem caído acentuadamente no final de março, os principais índices bolsistas iniciaram uma recuperação espetacular e quase contínua.

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta e registou o seu melhor trimestre em mais de duas décadas.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 0,84%, para os 25.812,88 pontos.

Mais fortes foram os ganhos obtidos pelos outros índices mais emblemáticos, com o tecnológico Nasdaq a progredir 1,87%, para as 10.058,77 unidades, e o alargado S&P500 a valorizar 1,54%, para as 3.100,29.

No trimestre, o S&P500 ganhou 20%, a sua subida trimestral mais importante desde 1998, o Nasdaq 31%, o melhor desempenho desde 1999, e o Dow Jones 18%, o que nunca se tinha visto desde 1987.

Depois de terem caído acentuadamente no final de março, quando a maior parte dos estados dos EUA tomaram medidas estritas de confinamento para conter a expansão da pandemia do novo coronavírus, os principais índices bolsistas iniciaram uma recuperação espetacular e quase contínua.

Apesar da recrudescência do número de casos de contaminações verificada nos últimos dias nos EUA, em particular no sul e oeste, a bolsa não fraquejou.

"Consideramos que é possível aplainar a curva sem passar por um novo período de confinamento", considerou Patrick O’Hare, da Briefing.com.

Hoje, os investidores estiverem a seguir as audições na Câmara dos Representantes do presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, e do secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

Powell afirmou que a economia dos EUA tinha recuperado mais cedo do que previsto, mas continuavam a existir numerosas incertezas sobre esta recuperação.

Por seu lado, Mnuchin anunciou que o Governo ia iniciar discussões com os democratas sobre a adoção de um novo plano de ajuda à economia, que se deveria focar nos setores mais frágeis.

Na frente dos indicadores, hoje ficou a saber-se que a confiança dos consumidores norte-americanos melhorou visivelmente em junho, no seguimento da reabertura da economia, segundo o índice da Conference Board.

Na região de Chicago, a atividade económica, com uma forte componente industrial, reanimou em junho, sem, contudo, voltar a crescer, sempre afetada pelo impacto da pandemia, segundo o índice dos diretores de compras da associação ISM.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.