Sábado – Pense por si

Menstruação leva a mudança da cor dos calções da seleção feminina inglesa

Federação trocou os calções tradicionalmente brancos por uns azuis.

A preocupação manifestada pelas futebolistas da seleção inglesa feminina quanto a competir durante a menstruação levou a federação daquele país (FA) a optar por mudar o equipamento, trocando os calções tradicionalmente brancos por uns azuis.

Reuters/Carl Recine

"Queremos que as nossas jogadoras sintam que têm o nosso apoio neste assunto e pedimos aos organizadores de torneios internacionais que levem isso em consideração e permitam mais flexibilidade nas combinações dos equipamentos", disse o organismo, em comunicado.

A preocupação e incómodo que as atletas manifestaram no último Europeu, em 2022, ganho pela primeira vez pelas inglesas, em pleno Estádio de Wembley, em jogar com o período, levou a federação a agir, deixando agora a equipa de alinhar completamente de branco para passar a usar calções azuis.

O novo equipamento vai ser usado já na sexta-feira na Finalíssima, que vai opor, em Wembley, a Inglaterra ao Brasil, respetivamente campeãs da Europa e da América do Sul.

Em Inglaterra, o Manchester City, o West Bromwich Albion e o Swansea já tinham tomado a opção de mudar os seus equipamentos tradicionais para responder aos pedidos das futebolistas.

GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro