Sábado – Pense por si

Menstruação leva a mudança da cor dos calções da seleção feminina inglesa

Lusa 03 de abril de 2023 às 18:29
As mais lidas

Federação trocou os calções tradicionalmente brancos por uns azuis.

A preocupação manifestada pelas futebolistas da seleção inglesa feminina quanto a competir durante a menstruação levou a federação daquele país (FA) a optar por mudar o equipamento, trocando os calções tradicionalmente brancos por uns azuis.

Reuters/Carl Recine

"Queremos que as nossas jogadoras sintam que têm o nosso apoio neste assunto e pedimos aos organizadores de torneios internacionais que levem isso em consideração e permitam mais flexibilidade nas combinações dos equipamentos", disse o organismo, em comunicado.

A preocupação e incómodo que as atletas manifestaram no último Europeu, em 2022, ganho pela primeira vez pelas inglesas, em pleno Estádio de Wembley, em jogar com o período, levou a federação a agir, deixando agora a equipa de alinhar completamente de branco para passar a usar calções azuis.

O novo equipamento vai ser usado já na sexta-feira na Finalíssima, que vai opor, em Wembley, a Inglaterra ao Brasil, respetivamente campeãs da Europa e da América do Sul.

Em Inglaterra, o Manchester City, o West Bromwich Albion e o Swansea já tinham tomado a opção de mudar os seus equipamentos tradicionais para responder aos pedidos das futebolistas.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.