Sábado – Pense por si

Marcelo quer conhecer "os anseios das gentes da Madeira"

Presidente da República promete regressar "para visitar as ilhas Desertas e as Selvagens"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou hoje à Madeira para a sua primeira visita oficial à região autónoma, declarando ter "o maior entusiasmo" e prometendo já uma nova visita para breve.

"Desloquei-me à Madeira para estar presente nas comemorações do dia da região, a que me associo com o maior entusiasmo", vincou Marcelo Rebelo de Sousa na sua primeira intervenção pública no Funchal.

O chefe de Estado falava no Palácio de São Lourenço, no Funchal, onde chegou cerca das 20h45, tendo prestado na ocasião declarações aos jornalistas e convidados presentes.

Elogiando a autonomia regional, uma das "mais felizes realizações" da democracia portuguesa, Marcelo disse chegar à Madeira "para comemorar" com "alegria e extrema felicidade" essa realização.

"Ainda este ano, dentro de dois meses, regressarei para visitar as ilhas Desertas e as Selvagens. E espero voltar muitas mais vezes a esta região", garantiu.

E concretizou: "Quero conhecer de perto os anseios das gentes da Madeira".

O chefe de Estado arrancou hoje, no Funchal, uma visita oficial de três dias à Madeira durante a qual, na sexta-feira, presidirá - na Assembleia Legislativa - à cerimónia do Dia da Região.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.