Sábado – Pense por si

Mãe que matou recém-nascido condenada a 19 anos e meio de prisão

Mulher de 23 anos já tinha dois filhos e quis esconder novo bebé, fruto de relação fortuita, do parceiro, família e amigos

O Tribunal de Santarém condenou hoje uma mulher de 23 anos a uma pena de 19 anos e seis meses de prisão por homicídio qualificado e profanação de cadáver do seu filho recém-nascido.

A presidente do colectivo de juízas, Raquel Rolo, afirmou que os factos dados como provados durante o julgamento são de "máxima gravidade" e que a pena a que Rafaela Duarte foi hoje condenada visa levá-la a perceber a gravidade do seu comportamento e dar uma nova oportunidade para "mudar radicalmente os seus valores", já que se o objectivo fosse "castigar" a pena seria "desadequada".

O tribunal deu como provado que a mulher - que já tinha dois filhos e engravidou de um terceiro numa ligação fortuita que quis esconder do companheiro, familiares e amigos - decidiu, num momento não apurado, mas pelo menos desde que iniciou o trabalho de parto, matar a criança e ocultar o seu cadáver.