O ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva acompanhará hoje o julgamento de um recurso contra a sua condenação a nove anos e meio de prisão na sede do Sindicato dos Metalúrgicos
O ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva acompanhará hoje o julgamento de um recurso contra a sua condenação a nove anos e meio de prisão na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, São Paulo.
O julgamento começou às 8h30 (10h30 Lisboa), mas o ex-chefe de Estado ainda não chegou ao Sindicado dos Metalúrgicos, onde é aguardado por dezenas de apoiantes.
Em Porto Alegre, cidade onde o julgamento está a acontecer, centenas de manifestantes concentram-se desde segunda-feira perto da sede do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), que analisa o recurso.
Lula da Silva, um dos líderes mais populares do Brasil, responde hoje num julgamento na segunda instância que decidirá se mantém sua condenação em primeira instância pela prática dos supostos crimes de corrupção e branqueamento de capitais.
Desde as primeiras horas da manhã, o TRF4, localizado numa área central de Porto Alegre, está isolado e o trânsito de veículos e pedestres foi fechado, numa grande operação de segurança que inclui até mesmo atiradores de elite colocados nos telhados de alguns edifícios.
Neste processo, Lula da Silva foi acusado de ter recebido um apartamento de luxo na cidade litorânea do Guarujá como suborno da construtora OAS, que em troca teria sido favorecida em contratos firmados com a Petrobras.
O julgamento definirá o futuro pessoal de Lula da Silva e poderá influenciar o desenvolvimento do processo político brasileiro antes das eleições presidenciais de Outubro, nas quais o ex-Presidente pretende apresentar-se como candidato do Partido dos Trabalhadores (PT).
Lula da Silva lidera todas as sondagens sobre as eleições até agora, mas uma eventual ratificação da sentença poderá impedi-lo de ser candidato.
Na terça-feira, o ex-Presidente participou num evento com milhares de manifestantes em Porto Alegre no qual disse que está interessado em falar sobre os problemas do Brasil, já que a sua inocência no processo em que está a ser julgado já foi comprovada pelos seus advogados.
Lula da Silva deve discursar hoje numa manifestação que acontecerá em São Paulo, maior cidade do Brasil, a partir das 17h00 locais (19h00 Lisboa).
Lula da Silva assiste a julgamento no Sindicato dos Metalúrgicos
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"