Sábado – Pense por si

Leia poemas portugueses no Twitter

O primeiro 'poeta artificial' português vai gerar poemas inspirados nos assuntos mais comentados no Twitter

O sistema de criatividade computacionalPoeTryMe, desenvolvido por Hugo Oliveira, um investigador da Universidade de Coimbra em 2014, gera poemas em menos de um minuto. 

Na prática trata-se de um sistema informático inteligente que se apoia em redes de palavras, relacionadas de acordo com os seus sentidos, e em padrões de versos, obtidos a partir da análise de poesia escrita por humanos, gerando a partir daí poemas em língua portuguesa sobre as mais diversas temáticas.

Agora, com a entrada no Twitter, "o sistema começa por obter os últimostweets que mencionam um assunto muito comentado" e, "a partir daí, efectua uma contagem das palavras mais usadas, retira o que considera ruído e utiliza os substantivos, verbos e adjectivos mais frequentes como ponto de partida para gerar novos poemas, de forma completamente automática", explica o seu criador.

Tópicos poeta artificial
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.