Sábado – Pense por si

Judiciária prende homem com um milhão de euros em cocaína

29 de junho de 2015 às 17:40
As mais lidas

O suspeito foi apanhado com 18kg de droga. Depois de ouvido por um juiz, ficou em prisão preventiva

A Polícia Judiciária do Norte anunciou hoje a detenção de um suspeito do crime de tráfico internacional de droga, numa operação articulada com a Guarda Civil de Espanha, na qual foram apreendidos mais de 18 quilos de cocaína.

 

Em comunicado, a PJ refere que a droga apreendida, com um valor comercial de cerca de um milhão de euros, destinava-se a abastecer o mercado ibérico e daria para aproximadamente 200 mil doses.

 

A PJ esclarece que a detenção ocorreu no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes por via aérea, mediante a utilização de voos comerciais para o transporte de droga da América do Sul e sua introdução na Europa.

 

"Foram apreendidos cerca de 18.170 gramas de cocaína, que o suspeito trazia, de forma dissimulada, em 48 embalagens previamente introduzidas na mala que transportava, entre outros objectos e documentos com possível alcance probatório", acrescenta.

 

O detido, estrangeiro, com 34 anos, sem ocupação laboral, foi presente a primeiro interrogatório judicial tendo-lhe sido determinada a medida de coacção de prisão preventiva.

 

A PJ não forneceu mais esclarecimentos sobre o país de proveniência do voo, nem sobre a nacionalidade do detido.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.