Sábado – Pense por si

João Sousa sobe ao 36.º lugar do ranking mundial

Português beneficiou do facto de ter chegado à terceira ronda em Miami, onde foi eliminado pelo número um Novak Djokovic

João Sousa subiu esta segunda-feira ao 36.º lugar do ranking mundial, depois de ter chegado à terceira ronda do Masters 1000 de Miami, no qual foi eliminado pelo sérvio Novak Djokovic, líder da hierarquia.

O número um português, que será segundo cabeça de série em Marraquexe, Marrocos, subiu dois lugares na hierarquia, que é liderada de forma confortável por Djokovic, que venceu em Miami e se afastou ainda mais do britânico Andy Murray, que tem agora mais próximo o suíço Roger Federer.

Entre os restantes portugueses, Gastão Elias caiu um lugar e é agora 122.º e Frederico Silva subiu para 253.º do mundo.

No ranking feminino, Michelle Larcher de Brito caiu duas posições, ocupando agora a 227.ª posição, numa tabela liderada pela norte-americana Serena Williams.

Na segunda posição está agora a alemã Angelique Kerber, que ultrapassou a polaca Agnieszka Radwanska, enquanto a bielorrussa Victoria Azarenka subiu à quinta posição, depois de ter vencido em Miami.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.