Sábado – Pense por si

Inundações e quedas de árvore em todo o país

Lusa 29 de dezembro de 2022 às 22:45
As mais lidas

A chuva forte e persistente que caiu durante a tarde de hoje em Portugal Continental provocou 137 ocorrências, com maior incidência nos distritos de Braga e Porto.

A chuva forte e persistente que caiu durante a tarde de hoje em Portugal Continental provocou 137 ocorrências, com maior incidência nos distritos de Braga e Porto, adiantou hoje à Lusa fonte da Proteção Civil.

Entre as 16:00 e as 21:30 de hoje, Portugal Continental registou 137 ocorrências, com o distrito de Braga, com 51, e do Porto, com 48, a serem os mais afetados, explicou José Costa, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Durante aquele período estiveram envolvidos 367 operacionais, apoiados por 160 veículos, adiantou ainda.

O distrito de Vila Real também foi dos mais afetados, mas com menor incidência, sendo que o pico de ocorrências ocorreu entre as 18:00 e 19:00 e, pelas 21:30, o quadro de meteorologia adversa estava a diminuir, referiu José Costa.

Entre as principais ocorrências, registaram-se inundações, quedas de árvore e limpezas de via devido à chuva forte e persistente.

"Não há indicação de feridos até ao momento", acrescentou José Costa.

No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.