Sábado – Pense por si

Imperador japonês: "Espero que este ano seja pacífico"

O líder japonês desejou ainda que o ano de 2020 seja livre de "desastres naturais", na sua mensagem de Ano Novo, a primeira como imperador do Japão.

O novo imperador japonês, Naruhito, desejou esta quinta-feira um ano pacífico e sem desastres naturais para o Japão, na primeira mensagem de Ano Novo desde que assumiu o trono de Crisântemo. O novo soberano, de 59 anos, tornou-se no 126.º imperador do Japão em 1 de maio passado, no dia seguinte ao pai, Akihito, de 85 anos, ter abdicado, uma decisão inédita nesta dinastia de mais de dois séculos.

É tradição nesta época do ano o imperador saudar o povo a partir de uma das varandas do palácio imperial e proferir algumas palavras. "Espero que este ano seja pacífico, bom, sem desastres naturais", disse Naruhito. "No início do ano, expresso o meu desejo de felicidade às pessoas do nosso país e do resto do mundo", acrescentou.

Naruhito estava acompanhado pela imperatriz Masako e pelos imperadores eméritos Akihito e Michiko.

Naruhito e Masako têm uma filha, a princesa Aiko, de 17 anos, que a lei imperial não autoriza a assumir o trono. O irmão mais novo do atual imperador, o príncipe Akishino, de 53 anos, é o primeiro na linha de sucessão ao trono, à frente do filho Hisahito, de 13 anos.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.