Sábado – Pense por si

Identificado novo suspeito dos atentados de Paris

A Procuradoria federal belga identificou hoje um novo suspeito de ter participado nos atentados terroristas de Paris e que era conhecido sob um nome falso

O presumível cúmplice foi identificado como Najim Laachraoui, de 24 anos, mais conhecido pelo nome falso de Sufiane Kayal.

"As investigações revelaram que Sufiane Kayal pode ser identificado como Najim Laachraui, nascido a 18 de maio de 1991 e que viajou para a Síria em Fevereiro de 2013", segundo um comunicado da procuradoria.

Laachraui é suspeito de ter estado em contacto telefónico com membros do comando terrorista na noite de 13 de Novembro.

A identificação de Laachraui foi feita após a captura, na sexta-feira, de Salah Abdeslam, em Bruxelas, após mais de quatro meses em fuga.

Abdeslam foi já formalmente acusado de homicídios terroristas e de participação em actividades organização terrorista.

Os atentados de 13 de Novembro em Paris, reivindicados pelo grupo extremista Daesh (acrónimo para o auto-proclamado Estado Islâmico), fizeram 130 mortos e mais de 300 feridos.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.