Sábado – Pense por si

Homem abatido no aeroporto de Orly estava identificado pelas autoridades

O tráfego aéreo foi hoje interrompido no aeroporto de Orly, nos arredores de Paris, depois de um homem ter sido abatido pelas autoridades

O porta-voz do Ministério do Interior francês anunciou que hoje de manhã, cerca das 7h30 de Lisboa, um homem foi abatido no aeroporto de Orly, em Paris (França), pelas forças da ordem, depois de ter roubado uma arma a um militar do dispositivo de vigilância antiterrorista. 

O mesmo homem abriu fogo uma hora e meia antes do incidente no aeroporto, numa operação policial em Stains, a norte da capital, onde feriu uma agente.

Segundo o ministro francês do Interior, Le Roux, o homem estava identificado pela polícia e pelos serviços de informação, e será um muçulmano radicalizado. 

O condutor do veículo disparou sob três agentes numa operação stop quando ia apresentar os documentos do carro, ficando um deles ligeiramente ferido.

Segundo o canal BFM TV, o homem abandonou o veículo, um Renault Clio que havia previamente roubado, no departamento de Val de Marne, e ali roubou um outro carro, um Citröen Picasso, que posteriormente foi localizado no parque de Orly.

Cerca das 7h30 de Lisboa (8:30 em Paris), "um homem tirou a arma a um militar e depois refugiou-se numa loja do aeroporto antes de ser abatido pelas forças de segurança", declarou à AFP um porta-voz do Ministério do Interior. 

A mesma fonte afirmou que não há feridos. 

"Nós estávamos em fila para fazer ocheck in para um voo para Telavive quando ouvimos três ou quatro tiros perto", afirmou uma testemunha, Franck Lecam, citada pela AFP.

"O aeroporto todo está a ser evacuado", afirmou a testemunha de 54 anos. "Estamos todos fora do aeroporto, a cerca de 200 metros da entrada", adiantou Lecam. 

"Estão polícias, trabalhadores de emergência e soldados em todo o lado e em todas as direções. A segurança oficial disse-nos que (o incidente) ocorreu perto das portas 37-38 para onde estavam programados voos da Turkish Airlines", disse Franck Lecam.

O tráfego aéreo foi "completamente interrompido no aeroporto de Orly, nos arredores de Paris, depois de um homem ter sido abatido pelas forças da ordem, anunciou uma fonte da aviação civil, citada pela AFP.

Cerca de 3.000 pessoas foram retiradas do terminal Sul daquele aeroporto, enquanto os passageiros do terminal Oeste foram confinados, precisou o porta-voz do Ministério do Interior francês, Pierre-Henri Brandet.

Entretanto, contactada pela Lusa, fonte oficial da TAP Portugal disse que o incidente está a ser tratado como "um atentado" e que apesar da TAP não operar no terminal onde aconteceram os incidentes, "todo o aeroporto foi fechado, sendo que dois voos que partiram do aeroporto de Lisboa tiveram de ser desviados para o [aeroporto] Charles de Gaulle".

Em relação a um terceiro voo de Lisboa que tinha destino a Orly, e que já se encontrava fechado, "foi adiado pelo menos até ao meio-dia [hora de Lisboa, 13h00 em França]", hora até que aquele aeroporto francês estará fechado segundo as primeiras informações dadas à TAP, explicou à Lusa a mesma fonte.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.