Sábado – Pense por si

Greve nos aeroportos belgas perturba tráfego

Uma greve de controladores aéreos, desde o início da tarde desta terça-feira, 12 de Abril, está a perturbar o tráfego aéreo dos dois principais aeroportos belgas

O tráfego aéreo dos dois principais aeroportos belgas, Bruxelas e Charleroi (sul), está a sofrer fortes perturbações desde o início da tarde desta terça-feira, 12 de Abril, devido a uma greve de controladores aéreos, indicaram as autoridades aeroportuárias.

Uma parte do pessoal do Belgocontrol, a sociedade responsável pela segurança do tráfego aéreo na Bélgica, protesta contra os termos de um acordo social assinado na manhã desta terça-feira para pôr fim a um conflito social iniciado em meados de Março. Segundo os trabalhadores, o acordo assinado "não satisfaz os controladores aéreos".

Ao início da tarde, a situação começou a complicar-se para os passageiros, numa altura em que o aeroporto internacional de Bruxelas - Zaventem ainda está a retomar o seu funcionamento na sequência dos atentados recentes de 22 de Março.

Inicialmente, o tráfego aéreo esteve totalmente parado, sem que tivessem sido efectuadas aterragens ou descolagens entre as 12h e as 17h45 locais (11h e 16h45, hora de Lisboa).

Entretanto, realizaram-se aterragens e descolagens entre as 17h45 e as 19h45 locais (16h45 e 18h45, hora de Lisboa), antes de uma nova interrupção total entre as 19h45 e as 20h30 locais (18h45 e 19h30, hora de Lisboa]. De acordo com a Belgocontrol, estão programados 16 voos entre as 20h30 e as 22h15 locais (19h30 e 21h15, hora de Lisboa).

No aeroporto internacional de Charleroi, durante a tarde todas as aterragens previstas foram efectuadas, mas as descolagens foram todas suspensas, segundo a agência belga.