Sábado – Pense por si

Grécia promete abrir primeiro hotspot para refugiados em Lesbos

10 de outubro de 2015 às 14:41
As mais lidas

Atenas comprometeu-se hoje com os parceiros europeus a abrir na ilha de Lesbos, dentro de 10 dias, o primeiro hotspot, abrigo e centro de registo de imigrantes

Atenas comprometeu-se hoje com os parceiros europeus a abrir dentro de dez dias em Lesbos o primeirohotspot, abrigo e centro de registo de imigrantes, avançando ter iniciado discussões com a Turquia para um melhor controlo da migração.

Estas garantias foram dadas pelo governo grego no âmbito das conversações com o comissário europeu para as questões da migração, Dimitris Avramopoulos, e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo, Jean Asselborn, país com a presidência da União Europeia.

"Vamos cumprir os nossos compromissos", que em última análise prevêem a criação de cincohotspots nas ilhas de Lesbos, Kos, Samos, Chios e Leros, as primeiras etapas rumo à costa turca para os imigrantes a caminho da Europa, assegurou em conferência de imprensa o ministro grego para a política de migração, Iannis Mouzalas.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.