O grego Mitroglou foi a figura do triunfo "encarnado", ao fazer um hat-trick, com Pizzi, André Almeida e o brasileiro Jonas a marcarem os restantes golos do campeão nacional
Benfica desfez esta quarta-feira o sonho do Leixões, ao golear a equipa da II Liga por 6-2, com umhat-trick do grego Mitroglou, para avançar para as meias-finais da Taça de Portugal de futebol, nas quais também está o Vitória de Guimarães.
Um dia depois da surpreendente eliminação do Sporting, que perdeu por 1-0 em casa do Desportivo de Chaves, o outro grande ainda em prova demonstrou-se inabalável no seu intento de passar às meias-finais. Ao contrário dos vizinhos da Segunda Circular, o Benfica dominou o jogo como quis, para derrotar um combativo Leixões, por expressivos 6-2.
Numa luta desigual, o "todo-poderoso" líder da I Liga cedo quebrou a resistência do antepenúltimo classificado da II Liga, com Pizzi a abrir o marcador, aos 21 minutos.
André Almeida (31) e o brasileiro Jonas (38) ampliaram a vantagem do Benfica, mas foi o grego Mitroglou quem transformou o triunfo em goleada, com um 'hat-trick', (60, de grande penalidade, 71 e 90+1).
Para o Leixões, restou a consolação de ver o brasileiro Porcellis bisar (44 e 67) diante do campeão nacional.
O Benfica marcou assim encontro com o Estoril-Praia, que afastou a Académica ao ganhar por 2-1, nas meias-finais da "prova rainha" do futebol nacional, que serão disputadas a duas mãos.
Num dia sem surpresas, o Vitória de Guimarães sofreu, mas confirmou o favoritismo, ao vencer na visita ao Sporting da Covilhã, com um golo solitário de Hernâni.
Na noite gelada da Covilhã, os vimaranenses encontraram mais dificuldades do que as esperadas para se imporem à equipa da II Liga, tendo de esperar pelo minuto 79 para, finalmente, festejarem o apuramento para as meias-finais.
Coube a Hernâni ser o herói do jogo: depois de ter acertado no poste no primeiro tempo, o avançado português acabou por fazer o único golo numa altura em que era a formação da casa a dominar.
Na próxima fase, o Vitória de Guimarães, que venceu a Taça de Portugal em 2013 diante do Benfica, joga o acesso à final com o Desportivo de Chaves.
Goleada coloca Benfica nas "meias" da Taça de Portugal
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.