Sábado – Pense por si

Goleada coloca Benfica nas "meias" da Taça de Portugal

18 de janeiro de 2017 às 22:30
As mais lidas

O grego Mitroglou foi a figura do triunfo "encarnado", ao fazer um hat-trick, com Pizzi, André Almeida e o brasileiro Jonas a marcarem os restantes golos do campeão nacional

Benfica desfez esta quarta-feira o sonho do Leixões, ao golear a equipa da II Liga por 6-2, com umhat-trick do grego Mitroglou, para avançar para as meias-finais da Taça de Portugal de futebol, nas quais também está o Vitória de Guimarães.

Um dia depois da surpreendente eliminação do Sporting, que perdeu por 1-0 em casa do Desportivo de Chaves, o outro grande ainda em prova demonstrou-se inabalável no seu intento de passar às meias-finais. Ao contrário dos vizinhos da Segunda Circular, o Benfica dominou o jogo como quis, para derrotar um combativo Leixões, por expressivos 6-2.

Numa luta desigual, o "todo-poderoso" líder da I Liga cedo quebrou a resistência do antepenúltimo classificado da II Liga, com Pizzi a abrir o marcador, aos 21 minutos.

André Almeida (31) e o brasileiro Jonas (38) ampliaram a vantagem do Benfica, mas foi o grego Mitroglou quem transformou o triunfo em goleada, com um 'hat-trick', (60, de grande penalidade, 71 e 90+1).

Para o Leixões, restou a consolação de ver o brasileiro Porcellis bisar (44 e 67) diante do campeão nacional.

O Benfica marcou assim encontro com o Estoril-Praia, que afastou a Académica ao ganhar por 2-1, nas meias-finais da "prova rainha" do futebol nacional, que serão disputadas a duas mãos.

Num dia sem surpresas, o Vitória de Guimarães sofreu, mas confirmou o favoritismo, ao vencer na visita ao Sporting da Covilhã, com um golo solitário de Hernâni.

Na noite gelada da Covilhã, os vimaranenses encontraram mais dificuldades do que as esperadas para se imporem à equipa da II Liga, tendo de esperar pelo minuto 79 para, finalmente, festejarem o apuramento para as meias-finais.

Coube a Hernâni ser o herói do jogo: depois de ter acertado no poste no primeiro tempo, o avançado português acabou por fazer o único golo numa altura em que era a formação da casa a dominar.

Na próxima fase, o Vitória de Guimarães, que venceu a Taça de Portugal em 2013 diante do Benfica, joga o acesso à final com o Desportivo de Chaves.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.