Sábado – Pense por si

General Motors despede mil trabalhadores

20 de junho de 2017 às 12:14
As mais lidas

A General Motors anunciou a eliminação de um turno de produção numa fábrica em Kansas City. A medida é justificada pela queda nas vendas

O fabricante automóvel General Motors (GM) anunciou esta terça-feira o despedimento de mil pessoas na sequência da eliminação de um turno de produção numa fábrica em Kansas City, nos Estados Unidos.

A GM notificou os seus trabalhadores e informou-os de que a saída da empresa deverá ocorrer até finais de Setembro.

"Uma diminuição na procura de autocarros de turismo na indústria obrigou-nos a ajustar a produção de alguns modelos", explicou a GM em comunicado, a que a agência espanhola EFE teve acesso.

A empresa vai também lançar um "número recorde" de SUV (veículos todo-o-terreno) para captar os clientes na sequência da queda de vendas nas carrinhas Opel 'Berlina'", de acordo com o fabricante automóvel norte-americano.

A fábrica de Kansas City fabrica apenas um modelo, o Chevrolet Malibu, um segmento de mercado que está em queda com muitos clientes a optarem por veículos todo-o-terreno.

As vendas do Malibu acumulavam até ao passado mês de maio uma queda de 30%.

Nos últimos meses, a GM anunciou o despedimento de mais de cinco mil pessoas em meia dúzia de fábricas nos Estado Unidos.

Contudo, a GM assegurou que o número de despedimentos é menor, uma vez que algumas pessoas vão ser reintegradas noutras fábricas, mas não especifica quantas.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.