NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Exposições "exaltam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade", também relacionados com os 50 anos da 'Revolução dos Cravos'".
O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora começa hoje com 15 exposições e celebrações, como os 50 anos do 25 de Abril de 1974 e os 60 anos da personagem Mafalda, de Quino.
Amadora BDSábado
O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora chega à 35.ª edição novamente centrado no antigo Ski Skate Amadora Park, agora designado Parque da Liberdade, onde estará a maioria das exposições, feira do livro e espaço para os autores.
Este ano, o AmadoraBD é dedicado ao tema "Humanidade", com exposições "que exaltam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade", também relacionados com os 50 anos da 'Revolução dos Cravos'".
Entre as exposições conta-se a que é dedicada ao álbum "Elviro", que valeu ao desenhador Paulo J. Mendes o prémio de melhor obra de autor português no AmadoraBD de 2023, e outra que passa em retrospetiva o trabalho do autor brasileiro Marcelo D'Salete, que vai estar em Portugal.
O AmadoraBD abre ainda as portas ao mundo da Mafalda, criada pelo autor argentino Quino e publicada pela primeira vez em 1964, expõe cartoons e desenhos humorísticos publicados ao longo de 80 anos do jornal desportivo A Bola e acolherá mostras individuais dedicadas aos cartoonistas Nuno Saraiva e Cristina Sampaio, na galeria Artur Bual.
Além de Marcelo D'Salete, pelo AmadoraBD vão passar, entre outros, a autora holandesa Aimée de Jongh, autora de "Dias de Areia" e de uma adaptação de "O deus das moscas", e a sul-coreana Keum Suk Gendry-Kim, de quem no último ano foram publicadas em Portugal quatro novelas gráficas, de pendor biográfico e histórico, nomeadamente "A espera" e "Erva".
No âmbito do festival serão ainda anunciados os Prémios de Banda Desenhada da Amadora, no domingo, dia 20, e estão marcados vários lançamentos editoriais, como "Fernando Pessoa - O menino que sonhava", de André Morgado e Tainán Rocha, e "O Punhal", de Nuno Duarte, desenhado por João Lemos, Osvaldo Medina, Rita Alfaiate e André Caetano.
O festival AmadoraBD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora.
Festival AmadoraBD arranca hoje e é dedicado ao tema da "Humanidade"
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro