NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Exposições "exaltam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade", também relacionados com os 50 anos da 'Revolução dos Cravos'".
O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora começa hoje com 15 exposições e celebrações, como os 50 anos do 25 de Abril de 1974 e os 60 anos da personagem Mafalda, de Quino.
Amadora BDSábado
O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora chega à 35.ª edição novamente centrado no antigo Ski Skate Amadora Park, agora designado Parque da Liberdade, onde estará a maioria das exposições, feira do livro e espaço para os autores.
Este ano, o AmadoraBD é dedicado ao tema "Humanidade", com exposições "que exaltam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade", também relacionados com os 50 anos da 'Revolução dos Cravos'".
Entre as exposições conta-se a que é dedicada ao álbum "Elviro", que valeu ao desenhador Paulo J. Mendes o prémio de melhor obra de autor português no AmadoraBD de 2023, e outra que passa em retrospetiva o trabalho do autor brasileiro Marcelo D'Salete, que vai estar em Portugal.
O AmadoraBD abre ainda as portas ao mundo da Mafalda, criada pelo autor argentino Quino e publicada pela primeira vez em 1964, expõe cartoons e desenhos humorísticos publicados ao longo de 80 anos do jornal desportivo A Bola e acolherá mostras individuais dedicadas aos cartoonistas Nuno Saraiva e Cristina Sampaio, na galeria Artur Bual.
Além de Marcelo D'Salete, pelo AmadoraBD vão passar, entre outros, a autora holandesa Aimée de Jongh, autora de "Dias de Areia" e de uma adaptação de "O deus das moscas", e a sul-coreana Keum Suk Gendry-Kim, de quem no último ano foram publicadas em Portugal quatro novelas gráficas, de pendor biográfico e histórico, nomeadamente "A espera" e "Erva".
No âmbito do festival serão ainda anunciados os Prémios de Banda Desenhada da Amadora, no domingo, dia 20, e estão marcados vários lançamentos editoriais, como "Fernando Pessoa - O menino que sonhava", de André Morgado e Tainán Rocha, e "O Punhal", de Nuno Duarte, desenhado por João Lemos, Osvaldo Medina, Rita Alfaiate e André Caetano.
O festival AmadoraBD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora.
Festival AmadoraBD arranca hoje e é dedicado ao tema da "Humanidade"
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.