Sábado – Pense por si

Fernando Santos: "Portugal nunca vai ser dominador" na Europa

23 de setembro de 2016 às 09:50
As mais lidas

A poucos dias de defrontar Andorra e Ilhas Faroé na fase de qualificação para o Mundial2018, Fernando Santos alertou ainda que a selecção nacional "necessita rapidamente de deixar de estar em modo campeão da Europa"

O seleccionador Fernando Santos considera que, apesar de se ter sagrado campeão europeu, Portugal continua fora do grupo dos "tubarões" do futebol mundial, mas tem a obrigação de manter "a mesma ambição" de conquistar as provas que disputa. "Portugal foi, é e vai continuar a ser uma grande equipa do futebol europeu. Antes, nunca fazia parte do lote de favoritos e continua na mesma condição. Nunca vai ser dominador no futebol europeu. Não nos podem exigir isso. Podem e devem exigir que tenha a mesma ambição e o mesmo objectivo que tinha antes, que é tentar vencer", afirmou Fernando Santos.

 

Em entrevista à revista FPF360, da Federação Portuguesa de Futebol, o técnico de 61 anos abordou a renovação que está a acontecer na selecção nacional e disse que "o futuro está assegurado". "Em Portugal, neste momento, trabalha-se muito bem na formação, tantos nos clubes, e não só nos grandes, como nas selecções. Muito se fala na renovação, mas esse é um processo natural e o futuro está assegurado", referiu o treinador, lembrando que 12 dos jogadores que estiveram no Euro2016 nunca tinha antes participado numa fase final.

 

A poucos dias de defrontar Andorra e Ilhas Faroé na fase de qualificação para o Mundial2018, Fernando Santos alertou que a selecção nacional "necessita rapidamente de deixar de estar em modo campeão da Europa" e que essa terá sido uma das razões que levou à derrota na Suíça (2-0), na estreia no grupo B.

 

"É muito diferente competir numa fase de apuramento do que numa fase final. Se calhar ainda estávamos todos um pouco em modo campeão da Europa e isso vai ter que deixar de acontecer. Isso é uma responsabilidade minha e tenho que conseguir que isso termine", frisou o seleccionador nacional, acrescentando que Portugal encontrou no Euro2016 "a mentalidade certa para ter sucesso" e que não a pode esquecer.

 

Fernando Santos defendeu que a selecção portuguesa tem em Cristiano Ronaldo "o melhor jogador do mundo" e, por isso, deve continuar a projectar a sua forma de jogar em torno do avançado do Real Madrid.

 

"Seria muito estranho Portugal ter o melhor jogador do mundo e não planear a sua forma de jogar de acordo com o que eu penso que pode potenciar o Cristiano Ronaldo. As outras selecções fazem isso", defendeu.

 

No dia 29 de Setembro, Fernando Santos divulga os convocados para os jogos com Andorra e Ilhas Faroé, da fase de qualificação para o Mundial2018, sendo esperado o regresso de Ronaldo, que falhou o arranque em Basileia, devido a lesão.

 

A selecção nacional defronta Andorra a 7 de Outubro, em Aveiro, e as Ilhas Faroé a 10, em Tórshavn.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.