Sábado – Pense por si

Facebook detecta e anula fraude internacional

Hackers pretendiam aumentar a rede de amigos virtuais para depois enviar spam

O Facebook anunciou esta sexta-feira que anulou uma operação internacional cujos membros divulgavam a palavra "gosto" e falsos comentários nas contas de utilizadores para garantir contactos e inundá-los de seguida com mensagens indesejáveis.

Diversas contas, designadamente no Bangladesh, Indonésia e Arábia Saudita foram utilizadas pelos autores desta operação, referiu a rede social, precisando que as suas equipas de segurança trabalharam durante seis meses para neutralizar o que qualificaram de campanha coordenada.

"Os nossos sistemas conseguiram identificar uma grande parte desta actividade ilegítima e retirar um número importante de 'gosto' não autênticos", indicou em comunicado Shabnam Shaik, responsável do programa de protecção técnica do Facebook.

O Facebook considera que o objectivo consistia em enganar os seus utilizadores para que se tornassem "amigos" com estas falsas contas e de seguida enviar-lhesspams.

A rede social afirma ter impedido atempadamente este projecto, evitando que os seus utilizadores fossem afectados.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.