Sábado – Pense por si

Eleições para a presidência da UEFA a 14 de Setembro

Até ser conhecido o sucessor de Platini, o espanhol Ángel María Villar vai continuar a ser o representante máximo do organismo

As eleições para a presidência da UEFA vão realizar-se a 14 de Setembro, em Atenas, anunciou esta quarta-feira o Comité Executivo do organismo, após uma reunião que decorreu em Nyon, na Suíça.

Os candidatos à sucessão do francês Michel Platini, suspenso por quatro anos de toda a actividade ligada ao futebol, devem formalizar a candidatura até 20 de Julho.

O espanhol Ángel María Villar vai continuar a ser o representante máximo do organismo, tal como tem sucedido desde que Platini foi suspenso.

"O nosso primeiro vice-presidente, Ángel María Villar, vai assumir esse papel [de presidente]", afirmou o secretário-geral do Comité Executivo, Theodore Theodoridis.

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol vai ser o representante máximo da UEFA nas finais da Liga Europa e da Liga dos Campeões e no Euro 2016, que decorrerá em França entre 10 Junho e 10 de Julho.

Michel Platini demitiu-se a 9 de Maio da presidência da UEFA, no mesmo dia em que o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) reduziu de seis para quatro anos a suspensão que lhe foi aplicada por actos de corrupção.

O antigo futebolista internacional francês foi condenado por abuso de confiança, conflito de interesses e gestão danosa no caso do pagamento de 1,8 milhões de euros pelo ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.