Sábado – Pense por si

Carlos Torres

Pinto da Costa: a ligação de 60 anos ao FC Porto

O conselho da mãe, o enxovalho e a reunião com Pedroto, o sonho da conquista europeia, o “vício de vencer” e os maiores sucessos. Pinto da Costa transformou o clube e até lhe deu um novo nome – passaram a ser os dragões.

caderno de significados

O camaleão Bardella

A transformação camaleónica que Marine Le Pen produziu desde 2011, quando tomou as rédeas do partido, foi agora potenciada até ao zénite por Jordan Bardella, que está longe de ser uma marioneta da líder do partido. Suspeito que, tragicamente, ainda vamos ouvir falar muito dele.

Carlos Torres

Euro 2024. Cuidado, estes turcos são bipolares!

São capazes de vencer Croácia e Alemanha e de perder 6-1 na Áustria, mas “há ali muita qualidade”, aponta à SÁBADO Miguel Cardoso, que joga no país desde 2021. A Turquia é o próximo adversário de Portugal e é uma seleção com duas caras.

Carlos Torres

Euro 2024. No futebol, os milagres acontecem (e repetem-se)

Neste Europeu, seja contra os panzers germânicos ou frente a outra seleção (Mourinho já vaticinou uma final contra Inglaterra), a ideia é que Portugal volte a fazer história. Seguindo também o exemplo do Benfica de Leverkusen ou do FC Porto de Gelsenkirchen.

Carlos Torres

Euro 2024: Ronaldo ainda tem lugar na seleção?

Siiiii!!! É isso que respondem algumas figuras do futebol, que desvalorizam o facto de ele jogar na Arábia Saudita. Aos 39 anos, CR7 chega à Alemanha com 55 golos marcados esta época, com os níveis físicos em alta e a ambição de sempre: ganhar, ser o melhor e bater recordes. Ainda assim, há quem ache que Portugal não devia ter “um totem sagrado no balneário”.

Ricardo Santos

Hamburgo. Nunca perder o Norte

Fomos à Alemanha a pensar no Euro 2024 de futebol, mas descobrimos outras boas razões para a viagem. Hamburgo é uma das cidades anfitriãs do evento e a cerca de 100 quilómetros estão duas joias históricas que não vai querer perder: Schwerin e Wismar.

Diogo Barreto

As reações à morte do "eterno Pelé"

"Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descance em paz", escreveu uma das filhas do jogador. Marcelo lembra o "rei do Futebol" e "um símbolo do Brasil".

Débora Calheiros Lourenço

A história de outros mundiais da vergonha

Apesar do Mundial do Qatar estar repleto de polémicas que arrastam a FIFA para um universo do desrespeito pelos direitos humanos, esta não é uma total novidade para a organizadora do evento. Rússia, Argentina e Itália são outros exemplos.

Carlos Torres

E se o Qatar organizasse o Mundial de futebol feminino?

Desde 1994 (EUA) que a FIFA tem o objetivo de levar o futebol a zonas onde está pouco desenvolvido, tendo já organizado Mundiais na Ásia (2002) e na África (2010), chegando agora ao Médio Oriente. E se a contrapartida para a realização do Qatar 2022 (ao contrário das suspeitas de milhões em subornos) fosse a promoção do futebol feminino na zona? Isso sim, seria revolucionário.

Carlos Torres

Europeu: "Estás por quem?" Não havendo Brasil, há que torcer pelos dinamarqueses

Era um hábito nos anos 80 e 90: com Portugal fora dos Mundiais, a nossa preferência ia para o Brasil. E como vai ser no resto do Euro 2000, agora que a seleção das Quinas já disse adeus? Se não forem os nórdicos, que ganhe a Suíça ou a República Checa. Espanha e Itália é que não. Nem mesmo os belgas, os nossos carrascos.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h