Sábado – Pense por si

Detido suspeito de vender armas a autores de atentados em Paris

Traficante foi preso no dia 16 de Novembro. Durante a rusga a sua casa, foram apreendidas 16 armas

A polícia alemã deteve um traficante de armas alemão suspeito de ter vendido, via Internet, quatro armas utilizados pelos autores dos atentados de Paris, escreve hoje o jornal alemão Bild.

As armas automáticas, do tipo kalachnikov - duas Zastava M70 e duas AK47 - foram adquiridas a 7 de Novembro passado através da Internet a um vendedor alemão domiciliado em Bade-Wurtemberg (sudoeste), afirma o jornal, citando "documentos" do Ministério Público de Estugarda (sudoeste) e investigadores alemães.

Segundo oBild, os investigadores franceses "partiram do princípio que essas armas terão sido alegadamente usadas nos atentados de Paris", de 13 de Novembro, cuja autoria foi reivindicada pelo grupo extremista Estado Islâmico e que fez 130 mortos e mais de 350 feridos.

O presumível traficante de armas, residente em Magstadt (sudoeste), identificado como Sascha W., de 34 anos, detido pela polícia alemã no dia 16 de Novembro, é suspeito de venda de armas e munições na chamada Darknet, segundo o jornal.

Emails no seusmartphone mostram que vendeu "quatro kalachnikovs a um árabe em Paris", escreve ainda oBild, indicando que foram apreendidas 16 armas durante rusgas a sua casa.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.