Sábado – Pense por si

Daesh usa ambulâncias em ataques suicidas no Iraque

06 de novembro de 2016 às 17:48
As mais lidas

Organização Mundial da Saúde (OMS) condenou hoje a utilização de ambulâncias por terroristas suicidas no Iraque para cometer atentados contra civis, como os ocorridos hoje em Tikrit e Samarra

Organização Mundial da Saúde (OMS) condenou hoje a utilização de ambulâncias por terroristas suicidas no Iraque para cometer atentados contra civis, como os ocorridos hoje em Tikrit e Samarra, onde morreram pelo menos duas dezenas de pessoas.

"O uso desses veículos como arma ameaça a capacidade de proporcionar cuidado e serviços médicos urgentes" no Iraque, referiu a OMS, em comunicado, condenando os ataques de Tikrit e Samarra.

Adiantou que, "quando as ambulâncias são consideradas potenciais ameaças à segurança, está em risco a liberdade de movimento para proporcionar ajuda imediata aos doentes e feridos".

Os atrasos que se produzem por esse motivo para atender a quem necessita de ajuda médica "deixam as pessoas vulneráveis", inclusivamente no acesso a cuidados médicos vitais, alertou ainda a OMS.

A OMS mostrou-se "casa vez mais preocupada" pela contínua ameaça que sofrem na hora de exercer o seu trabalho os profissionais de saúde que socorrem os doentes e feridos.

"A OMS trabalha com as autoridades de saúde nacionais e outros associados para proteger da violência os pacientes, os profissionais de saúde e as infraestruturas de apoio e minimizar os problemas causados aos serviços pelos atentados com ambulâncias", indicou a organização.