Sábado – Pense por si

Cristiano Ronaldo recebeu a sua quarta Bota de Ouro

13 de outubro de 2015 às 12:49
As mais lidas

Futebolista deixa Lionel Messi, que tem três destes troféus, para trás, e avisou que quer ganhar mais

O português Cristiano Ronaldo recebeu hoje a Bota de Ouro correspondente à época 2014/15, tornando-se no primeiro futebolista a ostentar quatro troféus de melhor marcador da época nos campeonatos europeus e disse hoje que quer vencer mais Botas de Ouro, depois de ter recebido pela quarta vez o galardão para o melhor marcador dos campeonatos europeus.

"É um momento especial. Não estou satisfeito, quero sempre mais. Sou o único que tenho quatro Botas de Ouro, mas quero mais, quero ganhar a quinta, a sexta", disse. Ronaldo defende ainda que os prémios individuais implicam sempre "ganhar coisas com a equipa", referindo que "este ano, não será diferente", apontando às conquistas "da Liga, da Champions, se possível, da Taça".

"Um momento bonito na minha vida desportiva é receber a quarta Taça, é uma honra e um privilégio muito grande. Este troféu é muito importante. Tenho de agradecer aos companheiros, sem eles não conseguia, a toda a gente que esteve envolvida e que me ajudou a estar bem fisicamente. Espero que nos possamos ver para o próximo ano", afirmou.

Depois dos triunfos de 2007/08, ainda pelo Manchester United (27 golos), de 2010/11 (40) e de 2013/14 (na imagem e quando marcou 31 golos), já pelo Real Madrid, Ronaldo selou o seu quarto triunfo com um recorde pessoal de 48 golos. A Bota de Ouro de 2013/14 foiex-aequocom Luis Suárez, então no Liverpool.

O futebolista do Real Madrid deixou, assim, para trás o argentino Lionel Messi, o primeiro a colecionar três edições (2009/10, 2011/12 e 2012/13), e ficou a dois tentos de igualar o recorde do jogador do FC Barcelona numa época (50, em 2011/12).

O capitão da selecção lusa, que tinha como melhor registo os 46 golos de 2011/12, insuficientes para vencer, fechou a Liga espanhola 2014/15 com doishat-tricks, sendo que, na última ronda, foi substituído aos 58 minutos.

A Bota de Ouro foi entregue ao avançado português em Madrid, numa cerimónia marcada que começou às 13 horas locais (12 horas em Lisboa), no hotel Palace.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.