Os sociais-democratas pretende saber se existe uma "previsão temporal para a reabertura" destes espaços, alegando que "os mesmos já estão abertos noutros países".
O PSD questionou hoje o governo sobre a eventual reabertura de ginásios e clubes `fitness´ em todo o país, depois da Região Autónoma da Madeira ter avançado com a medida no arquipélago, no contexto de desconfinamento gradual.
Num documento que deu entrada no parlamento, dirigido ao ministério da Educação, a bancada `laranja´ pretende saber se existe uma "previsão temporal para a reabertura" de ginásios ou clubes `fitness´, alegando que "os mesmos já estão abertos noutros países afetados pela pandemia" e ainda na Região Autónoma da Madeira, segundo o anúncio feito pelo chefe do executivo, de coligação PSD/CDS-PP, Miguel Albuquerque.
O PSD quer igualmente saber se o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, considera adotar medidas de apoio ao sector, sublinhando que se encontra em grandes dificuldades, como por exemplo aplicar a redução do IVA para 6% durante o primeiro ano após a reabertura.
"Se, por um lado, dos 25 mil profissionais técnicos que trabalham em ginásios, health clubs e outros clubes ou entidades destinadas a oferecer serviços de exercício físico, uma boa parte conseguiu recuperar algum rendimento com a oferta online; por outro lado, outros há que não conseguiram fazer face à suspensão da atividade imposta pela pandemia e pelas medidas sanitárias que ainda se encontram em vigor", alerta o partido no documento apresentado.
O PSD lembra ainda que a Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP) já apresentou várias medidas ao governo para a retoma da atividade nos clubes de fitness, como limitar a capacidade das aulas a uma pessoa por cada quatro metros quadrados, a utilização de metade das máquinas e equipamentos de cardiofitness e musculação ou a limitação do tempo de treino.
Por isso, o PSD quer saber se o ministro da Educação tem conhecimento desta proposta, sublinhando que no plano de desconfinamento apresentado pelo governo "não consta qualquer previsão cronológica para a reabertura dos ginásios e `health clubs´ ".
Portugal contabiliza 1.163 mortos associados à covid-19 em 27.913 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Covid-19: PSD questiona Governo sobre reabertura de ginásios
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Há momentos que quebram um governo. Por vezes logo. Noutras, há um clique que não permite as coisas voltarem a ser como dantes. Por vezes são casos. Noutras, são políticas. O pacote laboral poderá ser justamente esse momento para a AD.
A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.
Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.
O tarefeiro preenche um buraco, não constrói a casa. Tal como no SNS, a proliferação de tarefeiros políticos não surge do nada. É consequência de partidos envelhecidos, processos de decisão opacos, e de uma crescente desconfiança dos cidadãos.