Sábado – Pense por si

Covid-19: Príncipe Carlos desafia britânicos a trabalharem na agricultura

19 de maio de 2020 às 18:50
As mais lidas

Restrições de viagem impostas devido à pandemia de covid-19 resultaram numa falta de mão-de-obra no setor da agricultura britânico, que depende de imigrantes para apanhar morangos, alfaces e outros frutos e vegetais. 

Opríncipe Carlosjuntou-se, esta terça-feira, à campanha pública de apelo aos britânicos para se juntarem a um esforço nacional de apoio aos agricultores britânicos para apanhar frutas e legumes devido à falta de trabalhadores sazonais. 

"Nos próximos meses, muitos milhares de pessoas vão ser necessárias para fazerem as colheitas. Vai ser um trabalho duro, mas é muito importante para evitar que sejam desperdiçadas", urgiu, num vídeo divulgado hoje. 

As restrições de viagem impostas devido à pandemia de covid-19 resultaram numa falta de mão-de-obra no setor da agricultura britânico, que depende de imigrantes para apanhar morangos, alfaces e outros frutos e vegetais. 

O ministro do Ambiente, George Eustice, revelou hoje que até agora só chegou um terço dos trabalhadores que normalmente vêm da Roménia e Bulgária para a época das colheitas, que se prolonga até ao outono.

Uma página eletrónica da campanha Pick for Britain [Colher pelo Reino Unido] foi criada com vagas para desempregados, estudantes ou trabalhadores em 'lay-off'.  

"É claro que este ano vamos ter de depender de trabalhadores britânicos para ajudar nas colheitas", disse o ministro, que sugeriu aos trabalhadores com contratos suspenso que esta pode ser uma forma de ganhar um rendimento suplementar. 

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.