NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Foi criado um sistema de senhas digitais, no âmbito da modalidade "casa aberta", que passa a estar disponível.
A modalidade de vacinação "casa aberta" já está disponível para as pessoas com 25 ou mais anos e os utentes têm que, a partir de hoje, tirar uma senha eletrónica para se vacinarem contra a covid-19, anunciou a 'task-force'.
Numa nota enviada às redações, a 'task force' que coordena o plano de vacinação refere que, existindo "uma maior disponibilidade de vacinas", a modalidade "casa aberta" encontra-se a partir de hoje disponível para a vacinação com idade igual ou superior a 25 anos, deixando de existir a restrição da vacina da Janssen nesta modalidade.
Anuncia ainda que foi criado um sistema de senhas digitais, no âmbito da modalidade "casa aberta", que passa a estar disponível, também a partir de hoje, na esmagadora maioria dos centros de vacinação existentes em Portugal Continental.
Segundo a organização, "este sistema vem permitir aos utentes evitar a espera numa fila para ser vacinado".
Para usufruir do sistema de senha digital da modalidade "casa aberta" é necessário que o utente aceda ao portal e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado, obrigatoriamente para um Centro de Vacinação localizado no seu concelho de residência, refere a 'task force'.
"Após preencher e submeter o formulário, deverá receber a sua senha digital com o respetivo número e hora prevista", explica a 'task force', lembrando que as segundas doses serão sempre no local da primeira dose.
Na modalidade "casa aberta" são vacinadas primeiras doses de utentes elegíveis que não estejam agendados e que não tenham sido infetados com covid-19 nos últimos seis meses, com o objetivo de assegurar que todas as pessoas elegíveis são chamadas ao processo de vacinação.
Os horários de funcionamento da "casa aberta" podem ser consultadosaqui.
A 'task force' relembra ainda que o auto agendamento está disponível para utentes com idades iguais ou superiores a 18 anos.
A modalidade de auto agendamento permite agendar a primeira dose da vacina contra a covid-19, podendo o utente escolher o local o dia da inoculação da vacina.
O portal do auto agendamento encontra-se disponívelaqui.
O objetivo de ter 70% da população de Portugal continental vacinada contra a covid-19, com pelo menos uma dose, foi atingido na passada sexta-feira, antes da data inicialmente prevista.
Já foram administradas, em Portugal continental, cerca de 12,1 milhões de vacinas, que permitiram vacinar, com pelo menos uma dose, mais de 6,9 milhões de pessoas, das quais à volta de 6,2 milhões já têm o esquema vacinal completo, segundo os últimos dados das autoridades de saúde.
Aludindo apenas à população com 16 ou mais anos em Portugal continental, estima-se que já cerca de 82% tenha iniciado o seu esquema vacinal, sendo que, destes, 75% já terão a vacinação completa.
Covid-19: "Casa aberta" disponível para maiores de 25 anos e utentes têm que ter senha
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.