Sábado – Pense por si

Costa confia que BPI cumpra condições da supervisão

Primeiro-ministro reagiu ao cancelamento do acordo entre a Santoro Finance de Isabel dos Santos e o CaixaBank

O primeiro-ministro disse hoje confiar que, mesmo sem acordo, a administração do BPI e os seus principais accionistas possam cumprir as determinações das entidades de supervisão europeias sem sobressaltos para o banco ou perturbação do sistema financeiro nacional.

"Confio que mesmo sem este acordo estejam criadas condições para que a administração do BPI e os seus principais accionistas possam tomar as decisões adequadas a poderem dar cumprimento às determinações das entidades de supervisão europeias sem grandes sobressaltos para a própria instituição e sem nenhum sobressalto ou perturbação do sistema financeiro nacional", afirmou o primeiro-ministro, António Costa, em declarações aos jornalistas no aeroporto, antes de partir para Paris.

A administração do Banco BPI anunciou hoje que a Santoro Finance, controlada pela empresária angolana Isabel dos Santos, desrespeitou o acordo que tinha estabelecido com o CaixaBank e que foi anunciado ao mercado, pelo que o mesmo fica sem efeito.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.