Duas investigadoras da Universidade do Porto desenvolveram uma luva com aquecimento automático para tratar pessoas com osteoartrose e frieiras
Débora Pereira e Elsa Filipa Sousa, investigadoras da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), desenvolveram um tipo de luva orientada para tratar através do calor a osteoartrose e as frieiras.
"Juntamos tecnologia, ciência e design para criar um produto que, embora possa ser usado por qualquer pessoa, foi criado especialmente para as que sofrem destas patologias, utilizando o calor como tratamento", disse à Lusa Débora Pereira.
A osteoartrose é uma doença crónica das articulações, que causa a degeneração da cartilagem e dos ossos e provoca dor, rigidez e redução das funcionalidades.
O projeto deu origem àstartup Smart Gloves, fundada em Setembro de 2015, que utiliza a termoterapia superficial na criação das suas luvas, podendo estas servir como uma alternativa a tratamentos dispendiosos e ao consumo de fármacos.
Segundo a investigadora, as luvas são produzidas com um "material parecido com um tecido, que se comporta como resistência e que permite ser aquecido", ao contrário das luvas convencionais que apenas isolam a pele do ar exterior.
O sistema de aquecimento incorporado no produto é automático e permite ajustar a temperatura.
"Embora seja possível lavar o material, estamos a verificar agora como o podemos unir ao dispositivo que regula a temperatura para tornar a luva totalmente lavável", acrescenta.
O produto, em fase de desenvolvimento e testes até Junho de 2016, vai ser comercializado a partir de para 2017, em farmácias e parafarmácias, referiu a co-fundadora.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.
Mesmo nessa glória do mau gosto, ele encontra espaço para insultar, nas legendas, os seus antecessores, os Presidentes de que ele não gosta, a começar por Biden. É uma vergonha, mas o mundo que Trump está a criar assenta na pouca-vergonha
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.