Sábado – Pense por si

China admite possibilidade de centena de mortos

O terramoto de 6,5 na escala de Richter atingiu uma região montanhosa e o governo chinês admite que possam existir centenas de mortos e milhares de feridos

Um sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter atingiu hoje uma região montanhosa no oeste da China. Embora a princípio não tenha havido registo imediato de danos ou vítimas, o governo chinês diz que o terramoto pode ter causado uma centena de mortos e milhares de feridos, bem como danificado muitas casas.

Num comunicado divulgado na sua página oficial na Internet, a comissão nacional responsável pela gestão de catástrofes informou que cerca de 130 mil casas terão ficado danificadas e admitiu a possibilidade de existirem pelo menos uma centena de mortos e milhares de feridos.

O sismo abalou uma região na fronteira das províncias de Sichuan e Gansu e teve o hipocentro a apenas 10 quilómetros de profundidade. Os terramotos superficiais tendem a causar mais danos que os mais profundos.

O serviço chinês de terramotos, por seu turno, informou que o sismo teve uma magnitude de sete graus e um hipocentro a 20 quilómetros.

A agência chinesa indicou que o sismo ocorreu às 21h20 locais (14h20 em Lisboa) perto de Jiuzhaigou, um parque natural conhecido pelas quedas de água e pelas formações rochosas.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.