"Fernando Santos é um profissional de excelência e um bom amigo", salientou Luís Filipe Vieira
O Benfica felicitou hoje Fernando Santos, que levou Portugal à conquista do Europeu de futebol de 2016, pela distinção de melhor seleccionador do ano pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).
"O Fernando Santos é um homem bom, que conseguiu coroar o esforço dos clubes e da Federação Portuguesa de Futebol com a conquista do Campeonato da Europa de futebol, em França, fruto de enorme capacidade de liderança, da força de vontade e da aptidão para superar obstáculos que o caracterizam", disse o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, em declarações publicadas no site oficial do clube.
Luís Filipe Vieira já trabalhou com Fernando Santos no Benfica, na época 2006/2007, na qual o actual seleccionador nacional levou a equipa lisboeta a terminar o campeonato no terceiro lugar, tendo sido despedido logo no início da temporada seguinte e substituído pelo espanhol José Antonio Camacho.
"Fernando Santos é um profissional de excelência e um bom amigo. É um líder que merece todos os resultados e prémios, porque, pelo seu humanismo e simplicidade, nenhum êxito lhe sobe à cabeça, continuando a ser o que sempre foi: um grande homem e um excelente treinador, que ficará para sempre na história do futebol português", sustentou o presidente benfiquista.
Fernando Santos, que em Setembro de 2014 substituiu Paulo Bento no comando da selecção das "quinas", obteve 199 pontos, superando o sueco Lars Lagerbeck, que lidera a selecção da Islândia, que ocupa a segunda posição, com 71 pontos.
Na terceira posição, com 61 pontos, ficou o alemão Joachim Löw, que foi eleito o melhor seleccionador em 2014, ano no qual levou a selecção germânica à conquista do título mundial.
Didier Deschamps, que comandou a selecção francesa derrotada por Portugal na final do Euro2016 (1-0, após prolongamento), terminou na quinta posição, com 52 pontos, atrás do galês Chris Coleman.
Fernando Santos, de 62 anos, sucede no palmarés de melhor seleccionador do ano da IFFHS ao argentino Jorge Sampaoli, actual treinador do Sevilha, que em 2015 levou a selecçãoseleção chilena à conquista da Copa América.
O seleccionador português está entre os três finalistas ao título de treinador do ano da FIFA - que será anunciado a 9 de Janeiro -, ao lado do italiano Claudio Ranieiri, que se sagrou campeão inglês com o Leicester, e do francês Zinedine Zidane, que levou ao Real Madrid à conquista da 11.ª Liga dos Campeões Europeus.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.