Sábado – Pense por si

André Ventura: Hoje começa um novo dia para o Chega

André Ventura, que vai passar a noite eleitoral em Braga, escusou-se a referir objetivos concretos, mas mostrou-se confiante no resultado que o Chega terá esta noite.

O líder do Chega afirmou ao inicio da noite que "hoje começa um novo dia" para o partido e para "o panorama politico nacional", reafirmando o objetivo de ser a terceira força mais votada.

Em Braga, à chegada ao Sameiro, onde vai passar a noite eleitoral, André Ventura escusou-se a referir objetivos concretos, explicando que há "constrangimentos legais", uma vez que as urnas só fecham às 20h00, mas mostrou-se confiante no resultado que o Chega terá esta noite.

"Independentemente dos resultados, acho que hoje começa um novo dia para o Chega e um novo dia para o panorama político nacional", disse.

André Ventura afirmou ter "apenas um discurso preparado", salientando que se mantém os objetivos apontados durante a campanha: "Mantém-se os objetivos que fui referindo ao longo dos últimos dias, das últimas semanas e é para isso que espero que hoje tenhamos caminhado e que espero que o partido alcance hoje", referiu.

Questionado sobre a escolha de Braga para acompanhar os resultados eleitorais, o líder do Chega afirmou que é um "sinal de descentralização".

"É importante começarmos a dizer que o país politico não é só Lisboa, é também Braga, é também o Porto, Faro, Funchal. Acho que é uma boa prática que os partidos devem implementar para que o resto do país perceba que tem um impacto politico muito forte", afirmou.

Hoje mais de 9,3 milhões de eleitores (9.323.688 cidadãos inscritos) estão inscritos para escolher em os órgãos autárquicos dos 308 municípios de Portugal.

Serão eleitos os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal dos 308 municípios do país e os 3.091 presidentes e executivos das Juntas de Freguesia (na ilha do Corvo, nos Açores, o concelho com menos eleitores, o executivo municipal desempenha também as competências atribuídas à freguesia).

As mesas de voto vão funcionar até às 20h00.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.