Sábado – Pense por si

Agência Frontex inicia em Portugal fomação para futuros agentes

Lusa 21 de fevereiro de 2023 às 17:27
As mais lidas

Curso destina-se aos agentes que irão integrar o corpo permanente de pessoal daquela agência controlo de fronteiras da União Europeia.

Portugal acolhe a partir de hoje uma formação da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) destinada a agentes de vários países que vão integrar o corpo permanente pessoal da Frontex.

REUTERS/Kacper Pempel

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) refere que a agência Frontex, em articulação com a AMN e com apoio da Marinha Portuguesa, iniciou hoje o programa de formação do "Basic Training Programme for the European Standing Corps Category 1" destinado aos agentes que irão integrar o corpo permanente de pessoal daquela agência controlo de fronteiras da União Europeia.

A AMN refere que o curso vai ser ministrado na Escola da Autoridade Marítima, até 19 de novembro deste ano, por uma equipa de formadores da Frontex e contará com a participação de 50 alunos de diversas nacionalidades do Espaço Schengen, incluindo alunos portugueses.

A AMN indica ainda que, pelo segundo ano consecutivo, Portugal é o país escolhido para ministrar esta formação, "numa prova de confiança e de reconhecimento por parte das autoridades europeias da Frontex e constituirá um desafio significativo para a AMN e para a Marinha, que contarão com o apoio de outras entidades externas nacionais".

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.