Sábado – Pense por si

Afinal, o roaming não vai acabar

09 de setembro de 2016 às 11:42
As mais lidas

Uma nova proposta será apresentada nos próximos dias e nada indica que o fim seja Junho de 2017

A Comissão Europeia retirou hoje a sua proposta sobre o fim das taxas deroaming previsto para Junho de 2017, seguindo instruções dadas pelo seu  presidente, Jean-Claude Juncker, devendo um novo texto ser apresentado nos próximos dias.

"Tendo em conta ofeedback recebido, o presidente Juncker deu instruções aos serviços para retirarem o texto e trabalharem numa nova proposta", disse um porta-voz do executivo europeu.

Alexander Winterstein reiterou que as taxas cobradas para a utilização do telefone móvel e dados noutro Estado-membro irão terminar na data prevista, garantindo que uma nova proposta será apresentada a curto prazo.

Sobre o novo texto, Winterstein não quis adiantar pormenores.

A proposta agora retirada previa um limite de 90 dias por ano ou 30 dias seguidos para o uso de 'roaming' gratuito, após o qual as operadoras passariam a cobrar taxas.

A Comissão Europeia recorda ainda que no acordo com o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu ficou definido que terá que haver meios de evitar que o roaming seja usado sem ser num regime de viagens periódicas - a chamada política de uso justo.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.