Sábado – Pense por si

Beckenbauer investigado por branqueamento de capitais

01 de setembro de 2016 às 13:42
As mais lidas

Ministério Público da Suíça anunciou a abertura de um inquérito por branqueamento de capitais, no âmbito das suspeitas de corrupção sobre a atribuição do Mundial2006 à Alemanha

O futebol internacional continua sob suspeitas judiciais. Desta vez, o nome envolvido é o do antigo internacional alemão Franz Beckenbauer e o Ministério Público da Suíça anunciou a abertura de um inquérito por branqueamento de capitais. O referido processo insere-se nas suspeitas de corrupção sobre a atribuição do Mundial2006 à Alemanha.

A operação foi primeiramente noticiada pela revista alemã Der Spiegel e confirmada pelas autoridades à agência AFP, sem serem dados mais detalhes.

"No caso da atribuição do Mundial2006, Franz Beckenbauer [então presidente do comité de candidatura] está a ser investigado judicialmente pela primeira vez", escreveu a Der Spiegel, acrescentando que se fica a dever a suspeitas de gestão danosa e branqueamento de capitais.

Em Outubro de 2015, a mesma publicação noticiou que a Alemanha utilizou um fundo secreto de cerca de 6,7 milhões de euros para comprar votos e assegurar a organização da competição.

Este fundo era "alimentado", a pedido de Beckenbauer, pelo antigo patrão da Adidas, o entretanto falecido Robert Louis-Dreyfus, antes da Primavera de 2000, quando foi atribuída a organização do Mundial à Alemanha, por um voto, 12 contra 11 da África do Sul.