Sábado – Pense por si

Irão abateu presumível mentor dos atentados

11 de junho de 2017 às 12:54
As mais lidas

O Irão anunciou hoje ter matado o presumível mentor do duplo atentado de quarta-feira, na capital, Teerão, que fez 17 mortos, cuja autoria foi reivindicada pelo grupo extremista Estado Islâmico

O Irão anunciou hoje ter matado o presumível mentor do duplo atentado de quarta-feira, na capital, Teerão, que fez 17 mortos, cuja autoria foi reivindicada pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Segundo a agência de notícias iraniana IRNA, que cita o ministro da Informação, Mahmoud Alavi, o suspeito deixou o Irão com destino a um país vizinho na sequência dos ataques, mas "foi enviado para o inferno" pelos agentes dos serviços de informações iranianos.

Teerão foi palco na quarta-feira de atentados sem precedentes, que fizeram 17 mortos e cerca de meia centena de feridos, perpetrados contra dois lugares altamente simbólicos: o mausoléu doayatollah Khomeini, fundador da República Islâmica, e o parlamento.

O Irão indicou que os atacantes, que se fizeram explodir ou foram abatidos pelas forças de segurança, combateram nas fileiras do auto-proclamado Estado Islâmico na Síria e no vizinho Iraque.

Na sequência do duplo atentado na capital, as autoridades iranianas efectuaram dezenas de detenções.

Os funerais das vítimas foram acompanhados por milhares de pessoas.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.