Secções
Entrar

Rui Tavares propõe criação da Provedoria dos Direitos Humanos

10 de dezembro de 2021 às 08:53

O vereador do Livre na Câmara de Lisboa quer criar uma Provedoria dos Direitos Humanos, "dotando-a de orçamento próprio, dos meios materiais e humanos necessários à sua atividade e de regulamento que permita a estabilidade necessária ao funcionamento desta provedoria".

O vereador do partido Livre na Câmara de Lisboa, Rui Tavares, assinala esta sexta-feira o Dia Internacional dos Direitos Humanos com a apresentação de uma proposta para a criação da Provedoria dos Direitos Humanos da cidade.

Rui Tavares, eleito vereador pela coligação "Mais Lisboa" (PS/Livre), decidiu avançar com a proposta que constava do programa eleitoral às eleições autárquicas de 26 de setembro, com a ideia de "criar uma Provedoria dos Direitos Humanos na cidade de Lisboa, dotando-a de orçamento próprio, dos meios materiais e humanos necessários à sua atividade e de regulamento que permita a estabilidade necessária ao funcionamento desta provedoria".

O anúncio da proposta ao executivo municipal, presidido pelo social-democrata Carlos Moedas, coincide com a celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se assinala esta sexta-feira, e a mesma "será apresentada na próxima reunião pública da Câmara Municipal de Lisboa, agendada para o próximo dia 22 de dezembro", informou o gabinete do vereador do Livre, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

"Há quase 75 anos, no dia 10 de dezembro de 1948, em resposta aos 'atos de barbárie que revoltam a consciência da humanidade' praticados durante a Segunda Guerra Mundial, as Nações Unidas adotaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos", referiu o vereador Rui Tavares.

O autarca de Lisboa, que é um dos fundados do partido Livre, disse ainda que a Declaração Universal dos Direitos Humanos é reconhecida atualmente como o "roteiro universal" para a liberdade, a igualdade e a dignidade de cada pessoa, na qual "constam 30 direitos e liberdades que, ainda hoje, continuam a ser a base do direito internacional dos direitos humanos".

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é assinalado anualmente em 10 de dezembro, a data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela