Secções
Entrar

Trump diz que tarifas sobre importações mexicanas e canadianas começam terça-feira

Lusa 03 de março de 2025 às 21:52

Trump tinha dito que as tarifas são para forçar os dois vizinhos dos EUA a intensificar a sua luta contra o tráfico de fentanil para os EUA.

O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump garantiu hoje que as tarifas de 25% sobre as importações do México e do Canadá vão começar na terça-feira, gerando receios de uma guerra comercial na América do Norte.

REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo

"Amanhã, tarifas de 25% para o Canadá e de 25% para o México. E isso vai começar", destacou Trump aos jornalistas na Sala Roosevelt.

Trump tinha dito que as tarifas são para forçar os dois vizinhos dos EUA a intensificar a sua luta contra o tráfico de fentanil para os EUA, mas realçou hoje que "já não há espaço para o México ou para o Canadá" evitarem as novas tarifas elevadas.

O chefe de Estado norte-americano revelou ainda que vai acrescentar outra tarifa de 10% sobre os produtos da China, além dos 10% iniciais que implementou no mês passado.

As declarações do republicano abalaram de imediato o mercado bolsista dos EUA, com o índice S&P 500 a cair 2% nas negociações da tarde de hoje (hora local).

É um sinal dos riscos políticos e económicos que Trump se sente obrigado a correr, dada a possibilidade de uma inflação mais elevada e o possível fim de uma parceria comercial de décadas com o México e o Canadá.

No entanto, a administração Trump continua confiante de que as tarifas são a melhor escolha para impulsionar a indústria dos EUA e atrair investimento estrangeiro.

Antes da declaração de Trump sobre as tarifas em resposta a uma pergunta na terça-feira, o secretário do Comércio, Howard Lutnick, disse que a fabricante de chips de computador TSMC tinha expandido os seus investimentos nos Estados Unidos devido à possibilidade de tarifas separadas de 25%.

Trump concedeu um adiamento de um mês, em fevereiro, enquanto quer o México, quer o Canadá prometeram concessões.

"Se Trump está a impor tarifas, estamos prontos", garantiu a ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Mélanie Joly, em reação às declarações de Trump.

"Estamos prontos com 155 mil milhões de dólares em tarifas e estamos prontos com a primeira parcela de tarifas, que é de 30 mil milhões de dólares", acrescentou.

Joly disse que o Canadá tem um plano fronteiriço muito forte e explicou isso aos responsáveis da administração Trump na semana passada. A chefe da diplomacia canadiana realçou também que os esforços diplomáticos continuam.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela