Secções
Entrar

Tripulantes socorridos de veleiro após interação com orcas ao largo de Sintra

03 de novembro de 2021 às 07:39

Os navegantes devem desligar o motor e imobilizar a porta do leme para fazer com que mamíferos não interajam com as embarcações.

A Polícia Marítima socorreu, na madrugada de hoje, duas pessoas de nacionalidade inglesa, de 49 e 51 anos, depois de terem ficado à deriva num veleiro que interagiu com orcas ao largo de Sintra (Lisboa), anunciaram as autoridades.

Em comunicado divulgado hoje, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) refere que os tripulantes foram encontrados a quatro milhas náuticas (cerca de sete quilómetros) da praia de São Julião.


"À chegada junto ao veleiro, os elementos da Estação Salva-vidas constataram que os dois tripulantes se encontravam bem fisicamente, tendo procedido ao reboque do veleiro para a marina de Cascais, por questões de segurança para a navegação", adianta a AMN.

Em conjunto com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a AMN aproveita para recomendar "a todos os navegantes que, em caso de avistamento destes mamíferos, seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilizada a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações".

O alerta para a ocorrência foi dado pelas 04:13.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela