Secções
Entrar

TAP: Não serão implementadas políticas que desrespeitem os trabalhadores

03 de maio de 2021 às 10:51

Pedro Nuno Santos vincou que o Governo está a fazer um "investimento sólido e de longo prazo" na TAP, que será uma das companhias aéreas "mais verdes e confortáveis".

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, assegurou hoje que a TAP, tendo como principal acionista o Estado, não implementará políticas que não respeitem os trabalhadores e a legislação dos países onde tem atividade.

"Posso assegurar-vos que, tendo o Estado como principal acionista, a TAP não implementará políticas que não respeitem os direitos dos trabalhadores e as legislações laborais dos diversos países onde tem atividade", afirmou o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que falava na abertura do 'Aviation Day', organizado pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

O governante vincou que o Governo está a fazer um "investimento sólido e de longo prazo" na TAP, acrescentando que a companhia terá o tempo necessário para implementar uma estratégia acordada entre a Comissão Europeia, o Estado Português e a própria transportadora.

Apesar de reconhecer que o plano de reestruturação será desafiante para os trabalhadores, o titular da pasta das Infraestruturas sublinhou que só a intervenção pública pode garantir o desenvolvimento económico.

"Apoiamos um setor da aviação que prima pela qualidade. O Governo português apoia políticas que devem evitar um nivelamento por baixo e convidamos todos os 'stakeholders' [partes interessadas] do setor da aviação, bem como os Estados-membros, a unirem esforços no sentido de travar este tipo de comportamentos", referiu.

Durante a sua intervenção, Pedro Nuno Santos destacou ainda os desafios ecológicos que o setor da aviação enfrenta, garantindo que a TAP será uma das companhias aéreas "mais verdes e confortáveis".

Para o governante, o compromisso do Governo com um meio ambiente e um setor da aviação mais verde é "imparável", por isso, no segundo semestre, será aplicada uma nova taxa aos passageiros, que vai permitir conduzir "milhões de euros" para o fundo ambiental, contribuindo assim para a transição energética e para uma sociedade "mais forte e sustentável".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela