Secções
Entrar

Sismo de 5,0 na escala de Richter sentido na Madeira

16 de fevereiro de 2022 às 07:11

O sismo teve o seu epicentro a cerca de 35 quilómetros a sul do Funchal e foi registado às 04:32 de hoje nas estações da Rede Sísmica do Continente.

Um sismo de magnitude 5,0 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Câmara de Lobos, na ilha da Madeira, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA adianta que o sismo teve o seu epicentro a cerca de 35 quilómetros a sul do Funchal e foi registado às 04:32 de hoje nas estações da Rede Sísmica do Continente.

Este abalo foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) no concelho de Câmara de Lobos.

Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Funchal, Machico, Ribeira Brava e Santa Cruz, na ilha da Madeira.

O IPMA tinha informado anteriormente que o sismo tinha tido uma magnitude de 5,2 na escala de Richter, mas, entretanto, atualizou para 5,0.

A Câmara Municipal do Funchal, informou, em comunicado divulgado às 05:33 que não tinham sido registadas ocorrências relacionadas com o abalo.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

De acordo com o IPMA, a intensidade V da escala de Mercalli modificada significa que o abalo "foi sentido fora de casa, as pessoas são acordadas, pequenos objetos em equilíbrio instável deslocam-se ou são derrubados, as portas oscilam, fecham-se ou abrem-se, os estores e os quadros movem-se e os pêndulos dos relógios param ou iniciam ou alteram o seu estado de oscilação".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela