Secções
Entrar

Sírio detido na Alemanha por pedir 180 mil euros aos jihadistas para atentados

02 de janeiro de 2017 às 17:15

A revelação foi feita hoje pela polícia e pelo ministério público alemão, que disse que o homem de 38 anos terá proposto ao Daesh cometer vários atentados com camiões armadilhados

Um sírio de 38 anos, suspeito de ter proposto ao grupo extremista Estado Islâmico (EI) cometer vários atentados com camiões armadilhados por 180.000 euros, foi detido sábado na Alemanha, indicaram hoje a polícia e o ministério público.

No domingo, foi colocado em prisão preventiva por "financiamento do terrorismo", um crime punido com entre seis meses e dez anos de prisão e que abrange tanto o fornecimento como o pedido de dinheiro para cometer um atentado.

Segundo o ministério público de Sarrebruck, no oeste do país, as investigações não revelaram qualquer "preparação concreta" de um ataque, pelo que não tal acusação não foi formulada contra o suspeito, requerente de asilo chegado à Alemanha no final de 2014.

Em contrapartida, o inquérito pôs a nu a comunicação do cidadão sírio, no programa de mensagens encriptadas Telegram, com um interlocutor sírio "que ele sabia estar em condições de obter do EI dinheiro para financiar o terrorismo".

O suspeito pedia 180.000 euros para "fornecer e camuflar" vários camiões cheios de explosivos, lançá-los sobre a multidão e matar um grande número "de não muçulmanos", precisou o ministério público.

A ideia era cometer atentados "na Alemanha, em França, na Bélgica e na Holanda", precisou a polícia noutro comunicado, afirmando também ela tratar-se de um cenário "longe de qualquer início de concretização".

Junto do seu interlocutor sírio, o suspeito justificava a quantia exigida estimando em 22.500 euros o preço de um camião e indicando que cada veículo deveria conter entre 400 e 500 quilos de explosivos.

Alertada por um informador, a polícia criminal federal comunicou na sexta-feira a informação à polícia do Estado regional do Sarre, que deteve o suspeito no sábado na sua residência, no bairro Burbach de Sarrebruck, pelas 4h locais (3h de Lisboa), precisou a polícia.

As buscas efectuadas no apartamento não revelaram "qualquer elemento que sustentasse a existência de uma ameaça concreta aos festejos do Ano Novo", segundo a mesma fonte.

A 19 de Dezembro, um homem, provavelmente o tunisino Anis Amri, morto pela polícia italiana a 23 de Dezembro, avançou ao volante de um camião sobre a multidão de um mercado de Natal em Berlim, matando 11 pessoas, depois de ter abatido a tiro o motorista polaco do veículo pesado.

Os investigadores continuam à procura de eventuais cúmplices.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela