Secções
Entrar

Sindicato da PSP: Governo não cumpre decisão do tribunal sobre pagamento de subsídios

28 de maio de 2018 às 18:26

A ASPP admite recorrer a acções de protesto caso o Governo não desbloqueie a verba necessária para que a direcção nacional da PSP pague os diversos suplementos em período de férias.

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) considerou hoje inadmissível que o Governo não cumpra a decisão do Supremo Tribunal Administrativo quanto ao pagamento de vários subsídios em período de férias.

1 de 4
Foto: Filipe Farinha
Foto: Nuno Fernandes Veiga
Foto: Cofina Media

Em comunicado, a ASPP admite recorrer a acções de protesto caso o Governo não desbloqueie a verba necessária para que a direcção nacional da PSP pague os diversos suplementos em período de férias.

"Mais uma vez, o Governo empurra a ASPP/PSP e os profissionais da polícia para acções de protesto, que, recorde-se, não são sequer para reivindicar novos direitos, mas apenas pelo cumprimento da lei, que deveria ser a norma num Estado de democrático", sustenta o maior sindicato da Polícia de Segurança Pública.

No âmbito de uma acção interposta pela ASPP, o Supremo Tribunal de Justiça deu razão aos polícias quanto ao direito de pagamento em período de férias de vários subsídios, como suplementos especial de serviço, patrulha e turno, com efeitos retroactivos.

Este direito tinha sido retirado aos polícias em 2010 e a primeira acção interposta pela ASPP foi em 2013 no Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, que deu razão aos polícias, mas a direcção nacional da Polícia de Segurança Pública apresentou recurso, tendo sido proferida a decisão do supremo em Março último.

No comunicado, a ASPP adianta que, através desta decisão, centenas de polícias já reuniram os recibos de vencimento dos anos anteriores e estão a ser acompanhados pelo gabinete jurídico do sindicato tendo em vista o pagamento.

"A ASPP/PSP considera inadmissível que, mesmo após decisão dos tribunais, o Governo continue a não cumprir não só a lei, mas a sentença saída do Supremo Tribunal Administrativo. É um sinal errado que se dá não só aos Polícias, mas a toda a sociedade, no que respeita ao cumprimento da lei e uma desautorização inaceitável dos Tribunais", refere ainda o sindicato.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela